03/01/2018

Humilhação | ferida da infância

Resultado de imagem para feridas da infância
Como sabemos, ferida é um corte. É algo que separa o que estava junto. 

No corpo, é no tecido, ou seja, num conjunto de células que tem uma importante função no organismo. 

A ferida pode ser superficial ou profunda, simples ou complexa e ser causada por ene motivos…

Mas a ferida pode ser também emocional ou psicológica. É quando tem a ver com experiências que nos fizeram sofrer muito no decorrer da vida, principalmente num tempo em que ainda não entendíamos com clareza o que ouvimos das pessoas, especialmente daquelas que acreditávamos piamente que gostavam da gente.  

Vale dizer: a infância é um tempo bem difícil, porque a criança está chegando num ‘mundo já pronto’, definido pelos adultos, portanto, um espaço e um tempo compreensível para os adultos, mas totalmente novo pra criança. Ela tem muito o que aprender e a cobrança é enorme... 

Nesse tempo, uma das feridas mais doloridas na nossa vida é a humilhação: quando sentimos que os outros, em especial os adultos mais próximos, nos desaprovam e nos criticam. Ser chamado de burro ou estúpido ou mau ser comparado com outras crianças chamadas de boazinhas, por exemplo, é algo que destrói a criança, acaba com sua autoestima.

Crescer num ambiente assim pode ter consequências bem tristes: adultos exageradamente dependentes ou verdadeiros ‘tiranos’, em geral, são pessoas que, como mecanismo de defesa, vivem de humilhar os outros como forma de se sentirem valorizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário