Terapia Corporal


O termo TERAPIA vem do grego THERAPEIA,
o mesmo que ato de curar, de restabelecer,
formada pelo verbo THERAPEUEIN
ou curar, fazer tratamento médico
e pelo sufixo -eia, que indicada qualidade.

TERAPIA, portanto, tem a ver com

tomar conta de, atender, fazer serviços.
TERAPEUTA é aquele que atende alguém.


Lidar com Saúde é algo que me encanta desde muito jovem. 


Observar, acompanhar e fazer alguma coisa pra quem sente dor são coisas que sempre me chamaram a atenção. Talvez por ter ouvido tanto de minha mãe que, quando nasci, não foi fácil me manter vivo. Talvez conviver muito próximo com a doença e a morte de minha avó materna e, algum tempo depois, com as internações e sofrimento e falecimento de meu pai.


Entretanto - talvez este fato, em especial, explique -, nos 40 anos seguintes jamais fiz consulta ou tratamento médico. Apenas em duas ocasiões fui obrigado a ser atendido em hospitais: num jogo de futebol entre professores e alunos, quando sofri uma torção no joelho direito e, depois, por conta de um tombo decorrente de sequelas no mesmo joelho, possivelmente deixadas por falta de tratamento devido. Afora isso, uma ou outra garrafada, uma ou outra leitura, ou então acompanhar minhas duas filhas pequenas aos prontos-socorros. Durante décadas, medicina e saúde simplesmente não se fizeram presentes na minha história. 


Felizmente, há cerca de 10 anos esta situação vem mudando. Demorei pra perceber que não há saúde mental sem saúde do corpo! Tão simples e tão óbvio mas, como sabemos, nem sempre as coisas acontecem assim... Por muito tempo, privilegiei as coisas do pensamento em detrimento às do corpo. Não cuidei da alimentação, por exemplo. Ao mesmo tempo em que condenava um amigo de juventude que dizia que 'comer bem era comer muito', não me dei conta de que, embora não comesse muito, o que comia estava longe de atender às necessidades materiais do meu corpo.


A mudança começou quando, por exigência de contrato de trabalho, tive que consultar o médico, fazer exames... e os resultados trouxeram notícias nada boas. Começou ali o caminho de volta!


Desde então, me dedico a efetivamente observar, acompanhar e fazer algo em prol do meu corpo e dos outros. Paralelamente à Filosofia, atualmente Medicina e Saúde são o meu foco: estudo sistematicamente diferentes 'racionalidades médicas'. Como lidam com a saúde os sistemas médicos antigos dos gregos, dos chineses, dos japoneses, dos hindus, dos indígenas? Como são e como funcionam as terapias corporais desenvolvidas por esses povos? Estou convencido de que nutrir e cuidar do corpo, juntamente com pensar e repensar as ideias que alimentam a mente, de fato, é um caminho interessante.


Ou seja, o encanto voltou!


Serviços oferecidos:




Outros textos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário